jueves, 30 de abril de 2009

CON LA TV BRASILERA
Los músicos misioneros Karaí “Genilito” Benítez y Karoso Zuetta participaron de un documental de la TV de Río de Janeiro, titulado EL ECO DEL SAPUKAI, escrito y dirigido por el cineasta Anderson Farías. En el inicio de esta Semana Santa y con las Reducciones Jesuíticas de San Ignacio como escenario, Karoso grabó dos temas: su galopa Tu Rastro Colorado y Oré Ru, una canción Mbya mientras que Geniolito grabó Misionero y Guaraní de Alcibíades Alarcón y Cacique Retobado, de su autoría. Ambos expresaron qué representa el sapukai para los misioneros y el músico Mbya aportó varios ejemplos ejecutados con su violín.

“…Este documentário busca registrar a origem do Grito do Sapucay, uma manifestação típica do ambiente festivo gauchesco. Surgido entre os índios guaranis que habitaram estas terras, difundido na barranca do Rio Uruguai, carregado de lenda e historias. O grito que servia inicialmente evocação de espíritos guerreiros entre os índios, transformou-se em uma forma de comunicação adotada até mesmo pelos “chibeiros” que contrabandeavam mercadorias da vizinha argentina. Hoje o Sapucay ganhou uma dimensão artística e está presente em diversos eventos da cultura gaúcha, como shows, bailes e apresentações de coreografias de grupos de dança de salão…”

“…Mais do que um grito, o Sapucay é uma herança cultural que precisa ser preservada e nada melhor do que o desenvolvimento de um documentário que dê conta de registrar o universo simbólico que esta manifestação representa…”
Coordenadora de produção
Renata Ferraz –Produtora executiva, produtora e assistente de direção por 22 anos na TV Globo. Atuou nas seguintes áreas: shows nacionais/grandes eventos/show internacional/novela/minissérie/linha de show/vídeos institucionais (TV Globo e Secretaria de Trabalho e Ação Social do RJ) Cursos: Produção em TV e Cinema/Gerenciamento em Produção/Oficina de Direção – Projac – TV Globo/Roteiro TV, Teatro e Cinema/Faculdade Candido
Mendes. –

Direção e Roteiro
Anderson Farias – Diretor de cinema pela Escola Darcy Ribeiro – Rio de Janeiro. Formado em Artes Plásticas pela FEMA e jornalismo na UNICRUZ. Atuou durante dez anos como repórter na RBS TV e dirigiu os curtas: Ego Idem (2006), Meus Filhos Minha Vida (2007), João Peixoto, bom dia (2008), tendo participado como roteirista, diretor de fotografia e assistente de direção em outros trabalhos ligados a Escola Darcy Ribeiro e ao Projeto “Viajando na Telinha”.



2 comentarios:

  1. Felicitaciones a ustedes, gente linda, que hacen conocer la música y costumbres de esta rica tierra colorada.
    Saludos, les deseamos lo mejor.

    ResponderEliminar
  2. Muy interesante te invito a ver este Blog!!
    http://comunidadmbyamontania.blogspot.com/

    ResponderEliminar